Um terço dos britânicos acredita que UE depende mais do R.Unido, diz pesquisa

Londres, 8 fev (EFE).- Um terço dos britânicos - 33% - acredita que a União Europeia (UE) precisa mais do Reino Unido do que o país depende do bloco comunitário, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

A divulgação dos dados da pesquisa, elaborada pela firma YouGov e publicada em seu site, coincide com a votação prevista para hoje na Câmara dos Comuns do projeto de lei que deve autorizar o começo do "Brexit" para que seu trâmite siga para a Câmara dos Lordes.

Outros 28% opinaram que o bloco comunitário e o Reino Unido precisam um do outro "por igual".

Tais resultados são relevantes como indicadores de que a maioria dos britânicos espera que seu governo negocie os termos do "Brexit" com a UE como, "pelo menos, um parceiro em igualdade de condições", e não em uma posição de fraqueza, segundo a YouGov.

A pesquisa revela que apenas 17% dos britânicos consideram que o país precisa mais da UE e 8% opinam que nenhuma das duas partes depende uma da outra, enquanto o restante não se manifestou.

A YouGov indica também que, enquanto o governo britânico de Theresa May se prepara para iniciar a saída do bloco, a atitude dos demais países-membros da UE em relação às reivindicações britânicas será um elemento "vital" para determinar o sucesso ou o fracasso das negociações.

Por outro lado, cidadãos de dois dos países mais importantes da UE, Alemanha e França, também perguntados pela firma, se mostraram muito menos convencidos da força da posição negociadora britânica.

Desta forma, na Alemanha, 37% dos entrevistados opinaram que o Reino Unido depende mais da EU, contra 9% de alemães acreditam que o bloco precisa mais dos britânicos.

No caso da França, 25% dos participantes consideraram que a UE conta com a posição negociadora mais forte, enquanto apenas 12% opinaram o contrário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos