Cinco soldados turcos morrem em combates contra EI no norte da Síria

Istambul, 9 fev (EFE).- Pelo menos cinco soldados turcos morreram e outros dez ficaram feridos nesta quinta-feira em combates com o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) nos arredores da cidade de Al Bab, no norte da Síria, afirma a imprensa da Turquia.

Os soldados foram transferidos para hospitais na província turca de Kilis, na fronteira com a Síria, afirma o jornal "Cumhuriyet".

Ontem, outros cinco soldados morreram em enfrentamentos contra o grupo jihadista nos arredores da mesma cidade.

As unidades turcas, que combatem junto a milícias sírias aliadas e recebem o reforço de blindados e artilharia turca, conseguiram de manhã tomar três colinas estratégicas e atualmente estão lutando em um bairro da periferia de Al Bab.

A agência de notícias turca "Anadolu" assegurou nesta quinta-feira que unidades do Exército Livre da Síria (FSA), apoiadas pelo exército turco, já entraram no centro da cidade.

A Turquia lançou em agosto do ano passado a operação "Escudo de Eufrates", que tem como objetivoexpulsar o EI e milícias curdas do norte da Síria.

No entanto, o avanço de suas tropas diminuiu na cidade de Al Bab, a 30 quilômetros da fronteira entre Síria e Turquia.

Em 170 dias de operação, 66 soldados turcos morreram e dezenas ficaram feridos.

O novo diretor da CIA, Mike Pompeo, está em Ancara para tratar com o governo turco, entre outros assuntos, a atuação de Turquia e Estados Unidos na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos