Em sua 1ª reunião, Mogherini e Tillerson falam de Rússia e crise da Síria

Washington, 9 fev (EFE).- A alta representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Federica Mogherini, se reuniu nesta quinta-feira pela primeira vez com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, com quem tratou as relações com a Rússia e as crises da Síria e da Ucrânia.

"Foi um prazer reunir-me com o secretário Tillerson. Tivemos uma troca aberta sobre os muitos temas que estamos tratando", disse Mogherini em comunicado, após o encontro na sede do Departamento de Estado em Washington.

Durante a reunião, na qual abordaram as relações transatlânticas, também trataram "o desafio comum da luta contra o terrorismo, o contínuo trabalho para fortalecer a defesa europeia, as relações com a Rússia, o acordo nuclear com o Irã e as principais crises, da Ucrânia à Síria".

"A UE e os EUA têm uma relação de longa duração e trabalharemos para fazê-la avançar com base em nossos princípios e interesses", acrescentou Mogherini, que convidou Tillerson para visitar Bruxelas.

Trata-se da primeira reunião dos chefes da diplomacia europeia e americana desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo no último dia 20 de janeiro.

Antes do encontro com Tillerson, Mogherini esteve no Congresso dos EUA, onde teve reuniões com vários senadores, entre eles Bob Corker, presidente do comitê de Relações Exteriores do Senado, e Ron Johnson, que lidera o de Segurança.

A representante europeia também terá encontros com o assessor de segurança da Casa Branca Michael Flynn, e o assessor presidencial e genro de Trump, Jared Kushner.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos