Exército sírio e rebeldes apoiados pela Turquia se enfrentam em Aleppo

Beirute, 9 fev (EFE).- As forças governamentais sírias e grupos rebeldes, apoiados por forças turcas, se enfrentaram nesta quinta-feira ao sudoeste da cidade de Al Bab, reduto da organização terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Aleppo, informaram os próprios insurgentes e ativistas.

Em comunicado divulgado no Twitter, o opositor Exército Livre Sírio (ELS) anunciou que suas forças estão lutando "contra as milícias do presidente sírio, Bashar Al-Assad, em Abu Zindin, ao oeste de Al Bab, onde morreram dois seguidores do regime".

A nota acrescentou que os combatentes opositores destruíram, além disso, um tanque de seus oponentes e um veículo blindado de transporte do tipo BMP.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou estes confrontos e destacou que os mesmos ocorreram em Abu Zindin e Al Guz, ao sudoeste de Al Bab.

Além disso, o Observatório indicou que são os primeiros enfrentamentos deste tipo que ocorrem entre ambas as partes.

Tanto os insurgentes sírios, respaldados por aviões e carros de combate turcos, como os soldados governamentais sírios, que contam com o apoio do grupo xiita libanês Hezbollah e de forças russas, avançaram nas últimas horas pela periferia de Al Bab.

As forças leais ao governo de Damasco tomaram hoje os povos de Dirqaq e Al Shamauia, ao sul de Al Bab, depois que ontem conseguiram se aproximar entre 2,5 e 3 quilômetros do reduto do EI.

Por sua vez, os rebeldes sírios e as forças turcas que participam da ofensiva "Escudo do Eufrates" contra os jihadistas e as milícias curdas em Aleppo progrediram nos últimos dois dias pelos arredores ocidental de Al Bab.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos