Irã realiza novo teste de mísseis em plena tensão com os EUA, segundo Fox

Washington, 8 fev (EFE).- O Irã realizou na quarta-feira um novo teste com mísseis em plena escalada de tensão com os Estados Unidos, que inclui sanções mútuas e advertências do novo governo de Donald Trump, segundo informações da emissora "Fox News".

Desta vez, Teerã lançou a partir de uma plataforma localizada na região de Semnan um míssil terra-ar de curto alcance tipo mersad, que atingiu cerca de 55 quilômetros do seu local de lançamento, segundo a "Fox", citando uma fonte oficial americana sob condição de anonimato.

No dia 29 de janeiro, o Irã testou um míssil balístico de médio alcance que explodiu após percorrer cerca de mil quilômetros, um movimento que provocou a convocação de uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU.

Após esse lançamento, os Estados Unidos impôs sanções a 13 indivíduos e 12 entidades relacionadas com o programa de mísseis balísticos de Teerã, que anunciou por sua parte medidas recíprocas.

Trump, em seguida, advertiu o Irã que "está brincando com fogo", sobre o qual o chefe da diplomacia persa, Mohammad Javad Zarif, respondeu que seu país não vai a iniciar uma guerra mas exercerá a legítima defesa se for necessário.

Além disso, o Irã defendeu que estes testes não violam o acordo nuclear, assinado com seis grandes potências em julho de 2015, nem a resolução 2231 da ONU, que proíbe a país a realizar provas com mísseis com capacidade nuclear.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos