Abe afirma que Japão e EUA trabalham em "novo acordo econômico conjunto"

Washington, 10 fev (EFE).- O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou nesta sexta-feira que Japão e Estados Unidos estão trabalhando em um acordo econômico conjunto, após a saída americana do Tratado Transpacífico (TPP).

"O ministro das Finanças, Taro Aso, e o vice-presidente americano, Mike Pence, estão trabalhando na criação de um novo acordo econômico conjunto", afirmou Abe em entrevista coletiva junto ao presidente americano, Donald Trump.

O primeiro-ministro japonês evitou comentar a decisão de Trump de de sair do TPP, um acordo que Tóquio tinha impulsionado, e se limitou a dizer que "tomaram nota".

Abe destacou que "foram as grandes oportunidades do mercado americano que levaram o setor automotivo e outras empresas japonesas a construir fábricas em todo o país para realizar a produção nos EUA".

"No ano passado, os investimentos do Japão nos EUA chegaram a mais de US$ 150 bilhões, e essas empresas japonesas criaram um grande número de trabalhos".

Trump, que criticou a fraqueza do iene como uma ferramenta para favorecer as exportações japonesas, mostrou um tom mais conciliador na entrevista coletiva conjunta ao afirmar que o comércio bilateral será "livre, justo e recíproco".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos