Ex-candidato à presidência do Panamá divulgará lista de doadores de campanha

Panamá, 10 fev (EFE).- O ex-candidato à presidência do Panamá pelo Partido Revolucionário Democrático (PRD), Juan Carlos Navarro, disse nesta sexta-feira que divulgará a lista de doadores de sua campanha de 2014 pela legenda opositora para que "seja investigado sem distrações" o suposto envolvimento do presidente Juan Carlos Varela no caso Odebrecht.

O ex-ministro-conselheiro presidencial Ramón Fonseca Mora afirmou na quinta-feira que Varela recebeu "doações" da construtora brasileira, o que o governante nega, além de anunciar que revelará a lista das pessoas e empresas que contribuíram com sua campanha e pedir aos demais candidatos que façam o mesmo.

"Varela divulgará doadores (porque) foi acusado. Eu o farei na próxima semana para que as graves acusações de ontem sejam investigadas sem distrações", disse nesta sexta-feira Navarro no Twitter.

O ex-candidato presidencial do PRD, terceiro colocado nas eleições de 2014 com 28% dos votos, reforçou que as denúncias feitas por Mora "devem ser investigadas imediatamente".

Mora foi ministro-conselheiro de Varela e presidente do Partido Panamenhista até março de 2016, quando deixou esses cargos para se defender da onda de denúncias contra seu escritório, Mossack Fonseca, epicentro do escândalo conhecido como Panama Papers.

Na quinta-feira, após a Mossack Fonseca ter seu nome ligado ao escândalo de corrupção da Lava Jato, Mora se apresentou "voluntariamente" ao Ministério Público e, antes de prestar depoimento, falou sobre as "doações" da Odebrecht a Varela.

O ex-ministro-conselheiro e seu sócio Jürgen Mossack estão presos preventivamente desde ontem e espera-se que continuem a ser interrogados hoje.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos