Topo

Idosa italiana doa a templo indiano coroa de ouro avaliada em US$ 42 mil

10/02/2017 12h29

Nova Délhi, 10 fev (EFE).- Uma mulher italiana devota do conhecido guru hindu Sai Baba doou nesta sexta-feira uma coroa de ouro e pedras preciosas avaliada em US$ 42 mil a um templo dedicado ao líder espiritual no estado de Maharashtra, no oeste da Índia.

A fiel, de 70 anos e residente na Índia, entregou uma peça de mais de 700 gramas ao templo de Sai Baba em Shirdi, cidade na qual supostamente foi enterrado o santo, indicou à Agência Efe Santosh, porta-voz do Fideicomisso Shri Sai Baba Sansthan, a cargo da administração do santuário.

A fonte detalhou que a doadora visita frequentemente o templo em Shirdi e que anteriormente tinha doado dois "rudrakshas" (sementes redondas utilizadas no hinduísmo para rezar) banhadas em ouro.

A mulher, identificada como Selini Doloras, disse à agência indiana "PTI" que planeja construir um templo dedicado ao guru na Itália, para o qual já tem os planos.

Sai Baba, nascido no século XIX, foi um conhecido ascético, cuja vida pessoal não se tem muita informação e que postumamente inspirou o controverso santo Sathya Sai Baba, falecido em 2011.

Após ser acusado de fraude, o santo Sathya deixou os "milagres" durante seus últimos anos de vida e se centrou na caridade e nas ajudas sociais, apoiado por uma fundação que administra, segundo a Fazenda indiana, bilhões de dólares em doações.