Shakira diz que veto de Trump é ataque "contra todos os seres humanos"

Nova York, 10 fev (EFE).- A cantora colombiana Shakira se uniu ao coro de vozes contra as medidas migratórias impulsionadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em carta aberta na edição digital da revista "Time".

"Perseguição a qualquer grupo por motivos religiosos ou de raça é ilegal e inconstitucional nos Estados Unidos. Ponto", escreveu a cantora.

Para a estrela colombiana, a proposta de vetar a entrada de cidadãos de sete países não só é um ataque aos muçulmanos e refugiados, mas também "contra todos os seres humanos, e em particular os que necessitam de mais proteção".

"Temos que estar vigilantes e não permitir que a intolerância e o ódio cresçam ou que se racionalizem sob o argumento de 'proteger nosso povo'", denunciou a cantora, que também é embaixadora da boa vontade do Unicef.

Shakira advertiu que caso seja permitido discriminar muçulmanos, o mesmo pode acontecer a outros grupos minoritários, "seja fechando as fronteiras a grupos supostamente perigosos ou pisoteando os direitos humanos de outras formas".

"Os muçulmanos são 'nossa gente'. São seres humanos que têm filhos, necessidades e sonhos como o resto de nós. Nem todos os muçulmanos são terroristas e, a propósito, nem todos os terroristas são muçulmanos", acrescentou a artista.

A cantora colombiana também frisou que os latinos não vão aos EUA "para roubar empregos", mas para buscar uma oportunidade de tentar obter uma vida melhor, algo do qual o país "sempre se orgulhou de representar".

"Não deveríamos estar diferenciando nenhum grupo por sua raça, classe ou religião, porque segundo a Constituição é irrelevante para seus direitos como cidadãos. Qualquer um que vai aos EUA e escolhe levantar sua bandeira e defender seus princípios é 'nossa gente'", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos