Apoiados pela Turquia, rebeldes entram em Al-Bab e controlam 10% da cidade

Beirute, 11 fev (EFE).- Rebeldes sírios, apoiados em forças turcas, entraram neste sábado na cidade síria de Al-Bab, o último reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Aleppo, onde controlaram 10% do território, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O dirigente opositor, coronel Ahmad Ozman, comandante da Brigada Sultão al Murad, um dos grupos que participam da ofensiva em Al-Bab, confirmou à Agência Efe que "os revolucionários conseguiram entrar" na cidade. Os combatentes opositores dominaram uma área de fazendas no sul da cidade, uma escola e uma padaria.

"O avanço dos revolucionários ainda continua", afirmou por telefone Ozman, cuja facção é integrada, principalmente, por milicianos turcomanos.

O diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami Abdul Rahman, disse à Efe que "pouco depois de entrar em Al-Bab, os combatentes da ofensiva Escudo do Eufrates já conseguiram dominar 10%".

Desde o final de agosto do ano passado, os insurgentes sírios, com o apoio de aviões e carros de combate turcos, desenvolvem a operação Escudo do Eufrates contra o EI e as milícias curdas em Aleppo. Há três meses, os rebeldes e os soldados turcos chegaram à periferia de Al-Bab, onde intensificaram esta semana seus ataques contra os jihadistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos