Coreia do Norte lança míssil balístico em direção ao mar

Seul, 12 fev (EFE).- A Coreia do Norte lançou neste domingo (data local) um novo míssil balístico em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), que percorreu cerca de 500 quilômetros, informou o Estado-Maior Conjunto de Seul (JCS).

O lançamento aconteceu às 7h22 (horário local, 20h22 do sábado em Brasília) a partir de Banghyeon, na província de Pyongan, mas não se confirmou o tipo de míssil nem sua trajetória.

"O Exército está determinando se se trata de um míssil balístico Musudan de alcance médio", disse uma fonte militar à agência "Yonhap".

Segundo fontes militares de Seul, o projétil voou cerca de 500 quilômetros por isso que não parece ser um míssil balístico intercontinental, que têm um alcance de cerca de 500 quilômetros.

Trata-se do primeiro lançamento de um míssil por parte do regime de Kim Jong-un neste ano e é a primeira ação deste tipo desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA em 20 de janeiro.

O líder norte-coreano afirmou em sua mensagem de Ano Novo que os mísseis experimentais de alcance intercontinental norte-coreanos estavam na "fase final" de seu desenvolvimento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos