Milhares protestam na Carolina do Norte contra políticas migratórias de Trump

Charlotte (EUA.), 11 fev (EFE).- Milhares de pessoas, mais de 10 mil, segundo os organizadores, protestaram neste sábado na Carolina do Norte contra as políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e as recentes notícias de operações no país contra imigrantes ilegais.

A manifestação reuniu na capital do estado, Raleigh, mais de 170 organizações estaduais de direitos civis e se transformou em um "chamado à resistência", segundo ativistas locais.

"Devemos resistir constitucionalmente aos ataques do governo Trump, que quer retirar todas as conquistas que conseguimos" disse à Agência Efe Ana Ilarraza-Blackburn, porta-voz no estado da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP).

"Dizem que somos minoria, mas se unirmos latinos, muçulmanos, refugiados, afro-americanos, entre outras comunidades, eles verão que somos a maioria", completou.

Com cartazes que defendiam a chegada de refugiados aos EUA, os manifestantes criticavam as primeiras medidas de Trump.

Nos últimos dias, em pelo menos quatro estados houve registro de operações e prisões de imigrantes ilegais. O Serviço de Alfândegas e Imigração (ICE) classificou as ações de "rotineiras".

O oficial da agência, David Marín, disse que foram detidas 161 pessoas no sul da Califórnia. Entre elas, apenas dez não tinham antecedentes criminais.

Na cidade de Charlotte, a maior da Carolina do Norte, 20 imigrantes ilegais foram presos. A maior parte deles trabalha na construção civil. Alguns tinham passagem na polícia por abuso de substâncias controladas.

Segundo Bryan Cox, porta-voz da ICE em Atlanta, entre os dias 4 e 9 de fevereiro foram detidos 200 imigrantes ilegais na Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos