Milícia em Benghazi derruba helicóptero das Forças de Hafter

Trípoli, 11 fev (EFE).- Um piloto do comando da força dirigida pelo marechal Khalifa Hafter morreu e outro ficou ferido na queda de um helicóptero de combate na cidade de Benghazi, informaram fontes locais.

Segundo a agência de notícias "Bushra", órgão de propaganda da Brigada de Defesa de Benghazi (BDB), unidades desta milícia também neutralizaram um avião de combate tipo MIG pertencente às forças de Hafter, homem forte do leste do país.

"Dois aparelhos da operação Al Karama, um MIG e um helicóptero, tentaram de forma fracassada atacar nossa base. Nossas brigadas se defenderam e conseguiram derrubar o helicóptero", indicou a fonte sem detalhar o lugar exato.

"Lembrem que nossas forças estão presentes em várias cidades. Vão ouvir boas notícias especialmente durante o mês de fevereiro, que será o mês da vitória", afirmaram as brigadas, de ideologia salafista.

Uma fonte de segurança do grupo revelou à Agência Efe, por sua vez, que o piloto do MIG, identificado como Mumin al Dursi, foi capturado.

Hafter, cujas tropas dominam mais da metade do país tem outra frente aberta nos arredores de Sirte, cidade que as tropas da cidade de Misrata - inimigas de Hafter - arrebataram em dezembro do ano passado da ramificação líbia da organização jihadista "Estado Islâmico".

O militar aproveitou aquela ofensiva para tomar o controle militar dos portos de Ras Lanuf e Sidra, os principais do país, e assestar assim um duro golpe a Misrata e a seu aliado, o chamado governo de unidade estabelecido pela ONU no oeste do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos