Turquia diz que tropas do país já lutam no centro da cidade de Al Bab

Istambul, 12 fev (EFE).- Tropas turcas já conseguiram entrar na região central da cidade de Al Bab, no noroeste da Síria, onde seguem em combates contra o grupo Estado Islâmico (EI), disse neste domingo o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

"Nesse momento, o Exército Livre da Síria (aliado da Turquia) tem Al Bab cercada. Nossas forças chegaram até o centro (da cidade). O ponto mais importante é a colina do hospital. Ela já foi tomada e estamos avançando até o centro", destacou Erdogan durante em uma entrevista coletiva realizada em Istambul.

"Começou a fase na qual as forças do EI abandonarão completamente Al Bab. Acredito que será questão de tempo", completou.

As tropas começar a sitiar Al Bab, um dos redutos do EI no nordeste da Síria em dezembro, como parte da operação "Escudo de Eufrates", iniciada em agosto, para expulsar os terroristas da região da fronteira com a Turquia.

Mas, no fim de janeiro, Erdogan tinha declarado que Al Bab, que fica a 30 quilômetros ao sul da fronteira turca, seria o ponto final da incursão na Síria, uma postura reiterada ainda ontem pelo governo turco. No entanto, o presidente mudou de ideia e afirmou hoje que se tratava de um "mal-entendido".

"Não é questão de pararmos após tomar Al Bab, não é o destino final. O centro do Estado Islâmico não é Al Bab, mas Al Raqqa. Nosso objetivo é limpar uma região de 5 mil quilômetros quadrados", disse.

Desde o início da operação em agosto, recordou Erdogan, as tropas turcas já expulsaram as milícias jihadistas de cidades como Jarabulus e Al Rai, entregando o comando dessas regiões aos moradores locais. O mesmo será feito em Al Bab, disse o presidente.

Erdogan disse que nos últimos dias conversou tanto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como com o diretor da CIA, Mike Pompeo, que na sexta-feira visitou Ancara, para compartilhar com eles os planos sobre o papel da Turquia na Síria.

A cúpula militar turca informou hoje sobre a morte de outro soldado nos combates de Al Bab, em um confronto que também deixou outros três feridos.

Junto com dois militares mortos em combate ontem no mesmo local, já chega a 67 o total de baixas turcas na operação "Escudo de Eufrates".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos