Juncker diz não estar "cansado" da Comissão Europeia, mas descarta reeleição

Bruxelas, 13 fev (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, ressaltou nesta segunda-feira que não está "cansado" de seu cargo à frente do Executivo comunitário, embora tenha lembrado que não tentará um segundo mandato no final de 2019.

"Não estou cansado do meu cargo. Já o disse no início do meu mandato que isto é algo que quero fazer durante cinco anos", disse Juncker em entrevista coletiva junto ao presidente da Áustria, Alexander van der Bellen, e o chanceler do país, Christian Kern.

O presidente do CE respondeu assim a perguntas sobre seus comentários no fim de semana, nos quais descartava tentar a reeleição.

"Não estou revelando um segredo interno. Se estivesse revelando, se tivesse que passar a impressão de que quero um segundo mandato a todo custo, cada iniciativa da CE seria interpretada como uma tentativa de ganhar a boa vontade dos Estados-membros" a fim de conseguir um segundo mandato, explicou.

O político também se referiu ao "Brexit", e disse que "nas pré-negociações e durante as negociações em si poderá ocorrer uma situação" na qual o governo britânico consiga que Estados-membros concedam a título individual "certas vantagens" em diversos âmbitos econômicos e em determinados setores.

"Interessa, portanto, que não tenhamos discussões especiais em produtos químicos, telecomunicações ou outros setores de certos países individuais", comentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos