Putin e Trump se encontrarão "de alguma forma" em julho no G20, diz Kremlin

Moscou, 13 fev (EFE).- O presidente russo, Vladimir Putin, e o novo chefe da Casa Branca, Donald Trump, se encontrarão "de alguma forma" no mês de julho durante a cúpula do G20 na Alemanha, informou nesta segunda-feira o Kremlin.

"Não há nada concreto ainda sobre uma possível reunião entre Putin e Trump. Mas partimos da base de que em julho deste ano vai acontecer a cúpula do G20 na Alemanha, onde de uma ou outra forma os presidentes se encontrarão", disse aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

No entanto, o Kremlin acrescentou que "sobre um possível encontro antes dessa data ainda não há nada concreto".

Desde a posse de Trump em 20 de janeiro, é especulado quando poderá acontecer o primeiro encontro entre ambos líderes.

O Kremlin negou recentemente que estivesse preparando uma reunião em Reykjavik, palco há 30 anos da histórica cúpula entre os então líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, e o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, tal como apontava o jornal britânico "Sunday Times".

Na semana passada, o presidente russo se mostrou disposto a se reunir com seu colega americano na Eslovênia, a pátria da primeira-dama dos EUA, Melania, depois que o presidente desse país o ofereceu como sede do encontro.

"Se o encontro ocorrer alguma vez, não temos nada contra Liubliana", já que na capital eslovena russos e americanos "já realizaram antes essas reuniões", disse Putin.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, expressou que acredita em um possível encontro entre Putin e Trump após sua primeira reunião neste mês com o novo secretário de Estado americano, Rex Tillerson.

"Os presidentes acordaram que seria desejável se reunir o mais rápido possível. Nos encarregaram de buscar o lugar e a data que seja aceitável para ambos. Nisso estamos trabalhando", disse à televisão russa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos