Senado dos EUA confirma Steve Mnuchin como secretário do Tesouro de Trump

Em Washington

  • Alex Brandon/AP Photo

    Steve Mnuchin, novo secretário do Tesouro de Trump, com a mulher, Louise Linton

    Steve Mnuchin, novo secretário do Tesouro de Trump, com a mulher, Louise Linton

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira (13) o multimilionário Steve Mnuchin como novo secretário do Tesouro do governo de Donald Trump, cargo no qual promoverá uma reforma tributária com a redução dos impostos como prioridade.

Com 53 votos a favor e 47 contra, Mnuchin se juntou à lista de secretários com menos apoio da história no Senado, formado principalmente pelos indicados por Trump para fazer parte de seu governo.

Como fizeram com o secretário de Saúde, Tom Price, os democratas esticaram até o limite todo o processo de confirmação desde o processo de votação no Comitê de Finanças, de onde estavam ausentes para evitar quórum, até a sessão plenária de hoje.

Os republicanos, com uma maioria de 52 a 48 no Senado, tiveram que modificar primeiro as regras permanentes do comitê para aprovar as confirmações de Price e Mnuchin na ausência dos democratas.

O multimilionário Steve Mnuchin, ex-executivo do banco de investimento Goldman Sachs, onde trabalhou entre 1994 e 2002, e produtor em Hollywood com sucessos como "Avatar" (2009) ou "Sniper Americano" (2014), foi eleito por Trump para realizar sua prometida reforma tributária.

Diante do Comitê de Finanças, há quase um mês, Mnuchin afirmou que a reforma tributária, especialmente o corte de impostos, será a "prioridade" do novo governo e afirmou um objetivo de crescimento econômico "sustentado de entre 3% e 4%".

Mnuchin também explicou que a equipe econômica de Trump trabalha "nos maiores cortes de impostos desde a presidência de Ronald Reagan" no anos 1980.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos