Yahya Sinwar é o novo líder do Hamas em Gaza

Gaza, 13 fev (EFE).- O movimento islamita Hamas elegeu Yahya Sinwar como novo líder do grupo na Faixa de Gaza, em substituição a Ismail Haniyeh, informou a agência palestina "Ma'an" nesta segunda-feira.

Sinwar foi eleito presidente e Khalil al-Khaya, vice-presidente em uma votação secreta que aconteceu na Cisjordânia, entre prisioneiros e representantes do grupo.

O novo líder nasceu em 1961 , no campo de refugiados de Khan Younis. Em outubro de 2011, foi solto de uma prisão israelense, após o acordo de troca de prisioneiros com Israel mediado pelo Egito para a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, capturado cinco anos antes. A imprensa local interpreta esta escolha como um aumento de poder da ala militar em comparação ao braço político do movimento e classifica a figura de Sinwar de "extremista".

Haniyeh, máximo representante do grupo em Gaza, ocupava até agora formalmente a vice-presidência do escritório político do Hamas.

O movimento também escolheu 15 líderes do Conselho da Faixa de Gaza, entre eles Mahmoud Zahar, Fathi Hamad e Salah al Bardawil, segundo a rede de TV "Al Jazeera". A identidade dos demais membros do Conselho da Shura, principal órgão de decisão do Hamas, não foi divulgada.

A organização realizou este pleito internamente e em máximo sigilo durante duas semanas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos