Cidade espanhola instala semáforos com casais homossexuais

Cádiz (Espanha), 14 fev (EFE).- A cidade de San Fernando, no sul da Espanha, decidiu dar um passo para favorecer a normalização da diversidade sexual e, para isso, instalou semáforos nos quais casais de gays e de lésbicas de mãos dadas substituem às tradicionais figuras de um casal heterossexual.

A prefeitura desta cidade andaluza lançou nesta terça-feira estes novos semáforos, como parte do plano contra a homofobia, a bifobia e a transfobia, em coincidência com o dia de São Valentim.

Os novos semáforos incluem cinco casais de mulheres e de homens de mãos dadas e com um coração no centro e estão instalados nos pontos mais movimentados da cidade.

A responsável local de política social, Ana Lorenzo, explicou que se trata de uma ação "pioneira" que busca "sensibilizar todas as pessoas que transitam pela cidade para que normalizem e visualizem a diversidade sexual nos casais".

Embora a ideia seja originária de Viena, onde lançaram esta iniciativa em 2015 coincidindo com o Festival Eurovision, e também tem um precedente em Londres para celebrar o Dia do Orgulho Gay, a prefeitura da cidade garante que se trata da primeira vez que sai do papel em uma cidade espanhola.

A iniciativa começou a ser incubada há um ano por meio dos esforços do Executivo local (socialista) e dos coletivos LGBT da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos