Forças governamentais sírias avançam por reduto do EI em Aleppo

Cairo, 14 fev (EFE).- As forças governamentais sírias avançaram nesta terça-feira pela periferia sudeste da cidade de Al Bab, o último reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na província de Aleppo, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG destacou que os soldados leais ao governo sírio conquistaram os povoados de Al Masharifa, Al Biyan e seus arredores, o que totaliza sete localidades que o Exército sírio e seus aliados tomaram dos jihadistas nas últimas 48 horas.

Os combates entre o EI e facções rebeldes respaldadas pela aviação e carros de combate turcos continuam nos arredores e nas entradas do norte e do oeste de Al Bab.

No sábado, esses grupos armados conseguiram entrar em Al Bab pelo oeste e, segundo seus dirigentes e o Observatório, tomaram o controle de 10% do local. A ONG destacou que os extremistas ainda dominam a maior parte.

Nem as facções sírias apoiadas pela Turquia nem as autoridades sírias confirmaram que exista algum tipo de coordenação na ofensiva contra Al Bab.

No entanto, o Observatório citou fontes das organizações insurgentes para afirmar que a conquista total de Al Bab não ocorrerá até que os soldados governamentais tenham completado o cerco pela periferia sul da cidade.

Está em vigor na Síria desde 30 de dezembro uma trégua apoiada por Rússia e Turquia da qual estão excluídos o EI e a Frente da Conquista do Levante, ex-braço da Al Qaeda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos