Ministro austríaco mostra compreensão com Trump por planos de muro com México

Viena, 14 fev (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Áustria, o conservador Sebastian Kurz, mostrou compreensão nesta terça-feira em relação aos planos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de construir um muro ao longo da fronteira mexicana.

"Cada presidente americano tentou até agora regulamentar a imigração aos Estados Unidos", disse Kurz em entrevista à agência de notícias austríaca "APA".

"E cada país do mundo tenta regular a migração para não permitir que ela aconteça de forma descontrolada", acrescentou o ministro, um dos artífices do fechamento no ano passado da chamada "rota dos Bálcãs" através da qual mais de 1 milhão de refugiados do Oriente Médio chegaram à Europa Central.

Segundo Kurz, aqueles que em 2015 e 2016 defendiam fronteiras abertas e que estavam a favor de uma imigração ilegal em massa entenderam hoje que isso foi um erro.

Em todo caso, o ministro austríaco acrescentou que é preciso separar a necessidade de mais proteção fronteiriça da questão sobre quem deve pagar pelo muro.

Segundo Trump, o México deverá pagar - embora indiretamente - pelo muro que ele planeja construir ao longo de 3 mil quilômetros de fronteira comum.

A experiência da Áustria, que tem centenas de quilômetros de fronteiras com países do antigo bloco comunista no leste e sudeste da Europa, mostra que a melhor forma de proteção são "as patrulhas clássicas da polícia e do exército com ajudas técnicas como cercas, câmeras de vigilância noturna e aviões não tripulados", disse Kurz.

Apesar de sua compreensão pela proteção das fronteiras, o ministro austríaco criticou as tentativas de Turmp de vetar a entrada aos cidadãos de sete países majoritariamente muçulmanos.

"Não me parece bem que certos países sejam julgados de forma generalizada", disse o ministro.

A luta contra o terrorismo internacional é importante, afirmou Kurz, mas acrescentou que "não será possível vencer se países inteiros forem colocados sob suspeita geral".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos