Procuradoria salvadorenha colabora com Brasil em investigação sobre Odebrecht

San Salvador, 14 fev (EFE).- A procuradoria de El Salvador está colaborando com as autoridades brasileiras nas investigações sobre casos subornos da Odebrecht, que atingem, entre outros no país, o ex-presidente salvadorenho Mauricio Funes (2009-2014).

"Tivemos comunicação direta com autoridades da procuradoria brasileira, mas não posso antecipar nada", disse nesta terça-feira o procurador-geral salvadorenho, Douglas Meléndez.

Um porta-voz do órgão salvadorenho assegurou que a investigação pode alcançar um nível "nunca visto" no continente americano, mas também não revelou os possíveis nexos que a empresa pode ter no país centro-americano.

A fonte detalhou que Meléndez viajará ao Brasil para uma reunião regional de procuradores convocada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para o próximo dia 16 de fevereiro para abordar os casos investigados pela Operação Lava Jato.

No início de dezembro do ano passado, o jornal "Folha de S. Paulo" informou que a Odebrecht afirmou que parte do dinheiro ilícito destinado ao PT foi direcionado à campanha presidencial do ex-presidente Funes.

De acordo com fontes ligadas à investigação, a construtora assegurou que a ex-primeira-dama de El Salvador, Vanda Pignato, brasileira e militante do PT desde os anos 80, intermediou para conseguir R$ 3,5 milhões de dinheiro desviado.

O dinheiro, segundo os delatores, foi repassado pela Odebrecht ao publicitário João Santana, que comandou a campanha que levou Funes ao poder em 2009.

Funes foi o primeiro presidente a ser eleito concorrendo pela outrora guerrilha da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), atualmente enfrenta um julgamento civil por suposto enriquecimento ilícito e está asilado na Nicarágua.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos