Reino Unido insiste em receber Trump com "total cortesia"

Londres, 14 fev (EFE).- O governo britânico insistiu nesta terça-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve ser recebido com "total cortesia" quando realizar sua visita de Estado ao Reino Unido, apesar da polêmica que este convite gerou no país.

Em comunicado divulgado hoje, o Ministério britânico das Relações Exteriores afirma que o governo reconhece as "fortes" opiniões que a visita pode provocar, mas que não compartilha o pedido assinado por 1,8 milhão de pessoas, que pediam que Trump não viajasse ao Reino Unido e não fosse recebido pela rainha Elizabeth II.

O parlamento britânico deve debater no dia 20 este pedido, ao ter superado as 100 mil assinaturas regulamentares para que seja analisado pelos deputados.

Durante sua visita a Washington em 27 de janeiro, a primeira-ministra, Theresa May, convidou Trump para visitar o Reino Unido para ser recebido pela rainha, em um momento no qual o governo acredita que pode alcançar um acordo comercial com os EUA depois da vitória do "Brexit", a saída britânica da União Europeia (UE).

Na nota, o Ministério das Relações Exteriores ressalta que o convite foi aceito por Trump e que ele "reflete a importância da relação entre Estados Unidos e o Reino Unido. Neste momento, as datas definitivas ainda têm que ser estipuladas para a visita de Estado".

A prevista viagem de Trump a Londres provocou também polêmica no parlamento, onde o presidente da câmara dos Comuns, John Bercow, manifestou abertamente sua oposição ao fato do presidente falar perante deputados e lordes no histórico Westminster Hall, a região mais antiga do Palácio de Westminster.

Bercow expressou recentemente suas críticas ao decreto migratório de Trump para impedir a entrada aos EUA de cidadãos de vários países de maioria muçulmana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos