Abbas defende solução de dois Estados, mas diz que quer negociar com Trump

Jerusalém, 15 fev (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, defendeu nesta quarta-feira solução de dois Estados no conflito com Israel e se mostrou disposto a negociar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que hoje sinalizou que pode apoiar a manutenção de um único Estado na região, informou a agência oficial "Wafa".

Abbas reforçou a necessidade da criação de um Estado depois de Trump ter aberto o caminho para uma solução de um único Estado durante uma visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, à Casa Branca, uma mudança significativa na política externa americana para a região nos últimos 20 anos.

"Estou olhando para a solução de dois Estados e de um Estado. Gostarei daquela que as duas partes prefiram. Posso viver com qualquer das duas saídas", afirmou Trump.

Abbas disse estar pronto para "trabalhar pela paz" com o presidente americano, que pediu que Israel "segure um pouco" a expansão dos assentamentos judaicos no território ocupado, uma política que foi reforçada desde que Trump chegou ao poder. Netanyahu anunciou a construção de 6 mil novos imóveis, e o parlamento israelense aprovou uma lei que regulariza parte das colônias ilegais.

O presidente da ANP focou as críticas no governo de Israel, acusando Netanyahu de querer minar a base das negociações de paz nos últimos anos através da "sequência dos assentamentos". "Isso dará espaço para mais extremismo e estabilidade", afirmou.

O grupo islamita Hamas criticou as declarações de Trump, afirmando que todos os governos americanos, incluindo o atual, sempre beneficiaram a ocupação israelense e nunca atuaram de maneira séria para garantir os direitos dos palestinos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos