Abbas e diretor da CIA abordaram solução de dois Estados em reunião

Jerusalém, 15 fev (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, teve um encontro esta semana com o diretor da CIA, Mike Pompeo, no qual abordaram assuntos de segurança e a solução de dois Estados, informou nesta quarta-feira uma fonte oficial.

Segundo o alto funcionário, que pediu anonimato, Abbas e Pompeo manifestaram a necessidade de impulsionar a cooperação em segurança para conseguir a solução de dois Estados durante uma reunião na terça-feira na Cisjordânia.

O chefe da Inteligência palestina, Majed Faraj, foi o encarregado de preparar o encontro, após se reunir há uma semana em Washington com Pompeo e membros do Executivo americano.

Abbas e o diretor da CIA conversaram na véspera da primeira reunião oficial entre o presidente americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nesta quarta-feira em Washington.

Além disso, um alto cargo da Casa Branca sugeriu que Trump poderia estar aberto a outras fórmulas para o fim do conflito, o que suporia uma mudança de posição dos EUA, que historicamente apoiam a solução de dois Estados, um israelense e outro palestino.

"A única alternativa a uma solução de dois Estados soberanos sobre a fronteira de 1967 é um só Estado secular e democrático com igualdade de direitos para judeus, cristãos e muçulmanos. Um Estado democrático para todos em toda a Palestina histórica", disse nesta quarta-feira o secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat.

Erekat também afirmou que estão em andamento esforços diplomáticos para organizar um encontro entre o presidente palestino e seu colega americano, ainda sem data.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos