Atentado suicida em bairro xiita de Bagdá deixa ao menos 10 mortos

Bagdá, 15 fev (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram nesta quarta-feira e outras 35 ficaram feridas em um atentado suicida cometido em um bairro de maioria xiita em Bagdá, a capital do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte da polícia local.

A fonte detalhou que um terrorista detonou um colete com explosivos que levava junto ao corpo perto de uma área de venda de carros chamada Al Habibiya, situada em Cidade de Sadr, um distrito populoso situado no leste da capital iraquiana e que é alvo frequente de atentados.

O ataque, cuja autoria não foi reivindicada por nenhum grupo, também causou vários danos materiais nos edifícios da região.

O atentado acontece um dia depois que milhares de pessoas protestaram por ocasião do funeral pela morte no último sábado de vários civis em confrontos entre forças de segurança iraquianas e manifestantes, a maioria deles simpatizantes da corrente xiita al-Sadr, dirigida pelo clérigo Moqtada al-Sadr.

As forças políticas de oposição, sobretudo as simpatizantes de Moqtada al-Sadr, pressionaram há meses o primeiro-ministro Haider al Abadi para que realize amplas reformas políticas para acabar com a corrupção e o sectarismo no âmbito das instituições e melhorar a eficiência do governo.

O bairro Cidade de Sadr foi alvo frequente nos últimos meses de atentados reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

No dia 8 de janeiro, pelo menos 12 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas na Praça 83 de Cidade de Sadr em outro atentado; o mesmo dia em que sete pessoas morreram no bairro de Al Baladiat, também no leste de Bagdá, quando um suicida detonou um colete com explosivos em um mercado popular.

Em 2 de janeiro, dois carros-bomba explodiram em Cidade de Sadr, em ações que também foram assumidas pelo EI, que costuma ter como alvo a comunidade xiita do Iraque.

Um total de 37 pessoas morreram por essas explosões registradas na entrada de um mercado e de um hospital, e outras 60 ficaram feridas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos