Maduro acusa "CNN en Español" de ser "instrumento de guerra" das máfias

Caracas, 15 fev (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou nesta quarta-feira a emissora de notícias "CNN en Español" de ser "um instrumento de guerra em mãos de verdadeiras máfias" e de promover uma intervenção no país caribenho em aliança com o Departamento de Estado dos Estados Unidos.

"A 'CNN' e o Departamento de Estado estão impondo uma política equivocada sobre a Venezuela, estão promovendo uma intervenção geral, em massa, e uma agressão contra a Venezuela. Quem a está promovendo? A 'CNN', que é um instrumento de guerra em mãos de verdadeiras máfias", afirmou Maduro dirigindo-se ao presidente dos EUA, Donald Trump, em um ato transmitido pela emissora estatal "VTV".

Na semana passada, a "CNN en Español" transmitiu uma reportagem intitulada "Passaportes nas sombras", sobre uma suposta rede de venda de passaportes venezuelanos a cidadãos de países do Oriente Médio em troca de elevadas quantias econômicas.

A chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, qualificou hoje a reportagem como "absoluta mentira" e acusou a emissora internacional de iniciar uma "operação de guerra psicológica" contra o país caribenho.

Em nome do governo venezuelano, a chanceler informou que haviam sido ativadas ações para "ressarcir o prejuízo que a 'CNN' causou à Venezuela".

Horas depois, a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) da Venezuela abriu um "procedimento sancionatório administrativo" contra a "CNN en Español" por "supostamente" atentar "contra a paz e a estabilidade democrática" do país.

Este organismo ordenou como "medida preventiva" a suspensão "imediata" das transmissões do canal, alegando que sua programação gera um "clima de intolerância" já que, segundo sua opinião, "difamam e distorcem a verdade".

As operadoras de TV a cabo venezuelanas deixaram de transmitir o sinal do canal minutos depois da divulgação do comunicado da Conatel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos