ONU usará os Smurfs para promover metas de desenvolvimento

Nações Unidas, 15 fev (EFE).- As Nações Unidas apresentaram nesta quarta-feira uma campanha que utilizará os Smurfs para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a grande estratégia contra a pobreza aprovada em 2015 pelos 193 Estados-membros.

Com o lema "Pequenos Smurfs, grandes objetivos", a organização busca divulgar e aumentar o apoio destas metas através dos conhecidos personagens.

"Esperamos que esta campanha motive milhões de jovens e suas famílias a fazer sua parte para acabar com a pobreza, reduzir a desigualdade e proteger nosso planeta, três aspectos-chave que levarão ao bem-estar e à felicidade de todo o mundo", afirmou em comunicado Maher Nasser, o responsável por este tipo de iniciativa na ONU.

A mensagem se centra na "noção que cada um pode fazer a diferença, sem importar nosso tamanho", acrescentou na nota Veronique Culliford, filha do falecido Peyo, o desenhista belga que criou os personagens em 1958.

A campanha se desenvolverá até o próximo dia 20 de março, Dia Internacional da Felicidade, e coincide com a promoção de um novo filme dos Smurfs, cuja estreia está prevista para o segundo trimestre.

Não é a primeira vez que a ONU se apoia em personagens de ficção ou celebridades para tentar fazer chegar ao grande público suas mensagens, embora essas tentativas já tenham gerado problemas.

No ano passado, a escolha da Mulher Maravilhava como embaixadora honorária da ONU para o empoderamento feminino gerou protestos dentro da própria organização, com funcionários e países que consideravam que a heroína não era um símbolo adequado para divulgar mensagens a favor da igualdade.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que substituíram os chamados Objetivos do Milênio, fixam as principais metas internacionais para os próximos anos em âmbitos como a luta contra a pobreza, a promoção da educação e da saúde e a proteção do meio ambiente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos