Parlamento Europeu aprova por grande maioria tratado CETA com Canadá

Estrasburgo (França), 15 fev (EFE).- O plenário do Parlamento Europeu (PE) deu sinal verde nesta quarta-feira para o Tratado de Livre-Comércio e Investimentos entre União Europeia e Canadá (CETA, sigla em inglês), em meio ao protesto de mais de uma centena de ativistas que se reuniram em torno da Eurocâmara.

A aprovação ao tratado CETA no PE ocorreu com grande maioria, com 408 votos a favor, 254 contra e 33 abstenções.

O Partido Popular Europeu (PPE), os conservadores e reformistas (ECR) e os liberais (ALDE), se pronunciaram em favor do acordo, enquanto os social-democratas se dividiram e os Verdes e a Esquerda Unitária, assim como as forças eurocéticas, votaram majoritariamente contra.

O CETA, que começou a ser negociado em 2009, não poderia ser levado adiante sem o sinal verde do PE. No entanto, para que seja aprovado em definitivo, é necessário que seja ratificado pelos parlamentos nacionais.

A aprovação do tratado pela Eurocâmara aconteceu em meio a parotestos de mais de uma centena de ativistas.

Vários integrantes do Greenpeace formaram uma corrente humana na área de acesso ao edifício principal do PE, enquanto outros manifestantes tentavam impedir a entrada dos carros oficiais dos parlamentares.

Devido aos protestos, o presidente da Eurocâmra, Antonio Tajani, chegou a propor que a sessão fosse atrasada em alguns minutos para que desse tempo para que a maioria dos parlamentares chegasse ao plenário.

O objetivo do CETA é eliminar barreiras tarifárias com o Canadá e facilitar o intercâmbio comercial e de investimentos de bens e serviços.

O acordo pretende criar também oportunidades para a agricultura, mesmo com a introdução de algumas proteções para indicações geográficas sensíveis europeias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos