Pyongyang realiza festival de patinação artística com homenagem a Kim Jong-il

Pyongyang, 15 fev (EFE).- O Festival Internacional de Patinação Artística Paektusan começou nesta quarta-feira em Pyongyang com a participação do campeão olímpico russo Evgeni Plushenko, o que representa o início das celebrações pelo 75º aniversário do nascimento do ex-líder Kim Jong-il.

Atletas norte-coreanos, canadenses e franceses também foram ao gelo em uma noite com várias apresentações individuais, em duplas ou sincronizadas ao som de composições que homenageiam o regime ou hits internacionais, como "Uptown funk", de Bruno Mars.

"Nunca achei que patinaria na Coreia do Norte. Quando estou sobre o gelo, acredito que todo mundo deveria sorrir", comentou o russo Ivan Righini, patinador que fez uma apresentação com humor usando uma peruca "black power".

O governo norte-coreano quis potencializar neste ano a projeção internacional da o evento esportivo por conta do 75º aniversário do nascimento de Kim Jong-il, o homem que governou o país com mão de ferro desde 1994 até a morte, em 2011, e que foi substituído como líder pelo filho Kim Jong-un.

Os norte-coreanos se contagiaram com os festejos e nos últimos dias se mostram alheios à tensão gerada pelo míssil que o país lançou há três dias, assim como ao assassinato do irmão do atual líder, que repercutiu no mundo inteiro, mas que não foi noticiado nacionalmente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos