Secretários de Estado e Segurança Nacional dos EUA farão visita ao México

Cidade do México, 15 fev (EFE).- Os secretários de Estado, Rex Tillerson, e de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kelly, farão uma visita de trabalho à Cidade do México na próxima quinta-feira para dar sequência ao diálogo bilateral.

Em comunicado, a Secretaria de Relações Exteriores do México indicou que os dois terão "diversas reuniões com funcionários do governo federal". Os detalhes da agenda não foram divulgados.

A visita permitirá dar continuidade ao diálogo entre os governos dos dois países, algo acertado em uma ligação entre os presidentes Enrique Peña Nieto e Donald Trump em janeiro.

O diálogo bilateral começou com a visita do chanceler mexicano, Luis Videgaray, a Washington. Na semana passada, ele se reuniu com Tillerson e Kelly com "o propósito de continuar trabalhando em favor de uma relação respeitosa, próxima e construtiva", disse a nota.

A relação entre México e EUA vive um de seus momentos mais difíceis nos últimos anos, após Peña Nieto ter cancelado uma visita a Washington por causa da insistência de Trump em afirmar que os vizinhos pagarão pelo muro que ele pretende construir na fronteira.

Apesar das diferenças em termos de políticas migratórias e comerciais, os dois governos começaram um diálogo que o México quer que seja integral, que inclua também outros temas, como segurança, e o tráfico de drogas e armas.

Sobre migração, o México pediu respeito aos direitos dos mexicanos residentes nos EUA. Quanto à renegociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), criticado por Trump, os mexicanos disseram que abandonarão o pacto se ele não for vantajoso para as todas as partes (Canadá, México e EUA).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos