Trump felicita presidente eleito da Alemanha e promete sólida cooperação

Washington, 15 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou nesta quarta-feira o social-democrata Frank-Walter Steinmeier por sua eleição como presidente da Alemanha, e se mostrou disposto a estreitar a cooperação bilateral nos próximos anos.

Em comunicado, a Casa Branca expressou as felicitações de Trump para Steinmeier, que assumirá a presidência alemã no próximo dia 18 de março após ter sido eleito neste domingo pela Assembleia Federal alemã para o cargo, de caráter eminentemente representativo.

"Desejamos um grande êxito em seu novo cargo e agradecemos sua liderança em seu serviço anterior, inclusive como ministro das Relações Exteriores", cargo que exercia desde 2013 dentro do governo da chanceler Angela Merkel, indica o comunicado da Casa Branca.

"A Alemanha é um de nossos aliados mais próximos. Esperamos trabalhar com o presidente eleito Steinmeier para fortalecer mais a cooperação entre nossos dois países", acrescenta a breve nota.

O futuro chefe de Estado alemão foi eleito por maioria absoluta na Assembleia Federal, órgão que reúne-se a cada cinco anos para designar o presidente e que está formado pelos deputados do Bundestag e igual número de representantes dos estados federados.

Perante as dificuldades de encontrar um nome de consenso nas fileiras conservadoras, Merkel aceitou que Steinmeier, proposto pelo Partido Social-Democrata (SPD), fosse candidato único da grande coalizão para esse cargo.

Em seu discurso de aceitação do cargo, Steinmeier destacou que a Alemanha se transformou para muitos em uma "âncora de esperança" em um momento de incertezas e riscos dentro e fora do país, e pediu coragem para preservar "a liberdade e a democracia em uma Europa unida".

A relação entre Trump e Merkel foi fria até agora: antes de chegar ao poder em janeiro, o novo presidente dos EUA acusou a líder alemã de ter cometido "um erro catastrófico" com sua política de refugiados, enquanto ela criticou o veto migratório imposto pelo americano e suspenso temporariamente por um juiz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos