Trump promete fazer "mais" para que Irã nunca tenha arma nuclear

Washington, 15 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta quarta-feira que o acordo internacional com o Irã, para conter o desenvolvimento nuclear do país, é ruim e que o governo americano fará "mais" para garantir que Teerã "nunca" obtenha uma arma nuclear.

"Meu governo trabalhará para prevenir e garantir que o Irã nunca, nunca, desenvolva uma arma nuclear", disse Trump em entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca.

Trump comentou que "os desafios de segurança enfrentados por Israel são enormes, incluindo as ambições nucleares israelenses", que foi muito abordada por ambos, segundo o republicano.

O presidente americano lembrou que seu país já impôs sanções ao Irã e disse que "fará mais" para evitar um regime nuclear iraniano, embora os EUA ainda não tenham feito passos decisivos para sair do acordo com Teerã.

Trump reiterou que o acordo internacional de 2015 entre os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mais Alemanha, com o Irã é "o pior acordo" que ele já viu.

O republicano não disse categoricamente que os Estados Unidos sairão do acordo, que limita o desenvolvimento nuclear iraniano para garantir que foque apenas em tecnologia nuclear com fins civis.

Netanyahu elogiou Trump por "liderar um grande esforço" para desfazer o acordo nuclear com o Irã, que considerou uma via para que o regime dos aiatolás obtenham um "arsenal nuclear.

O líder americano lembrou que seu governo impôs sanções ao Irã pelo teste de um míssil de médio alcance no final de janeiro, que tecnicamente não era uma violação do acordo nuclear multinacional de 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos