Donald Trump pede que Venezuela liberte opositor Leopoldo López

Washington, 15 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu, nesta quarta-feira, na Casa Branca, Lilian Tintori, esposa de Leopoldo López, e pediu a libertação do opositor venezuelano condenado a quase 14 anos de prisão por ter incitado algumas manifestações que terminaram com mais de 40 mortos em 2014.

"A Venezuela deveria permitir que Leopoldo López, um preso político e marido de @liliantintori (que conheci ao lado de @marcorubio), saia da prisão imediatamente", afirmou Trump, em mensagem através de sua conta no Twitter, acompanhado de uma fotografia dele com a esposa do dirigente opositor no Salão Oval.

Além de Trump e Lilian, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e o senador republicano Marco Rubio também aparecem na fotografia.

Lilian Tintori viajou para Washington para colocar no Senado dos EUA seu ponto de vista sobre a crise que atravessa a Venezuela depois que um grupo de 34 legisladores dos dois partidos pediram na semana passada que Trump puna o governo de Nicolás Maduro.

Em entrevista coletiva realizada na terça-feira, no Centro de Estudos Diálogo Interamericano, a esposa de López também pediu que Donald Trump "faça algo em ações e não só em palavras" sobre a Venezuela.

Lilian Tintori disse que "se o governo dos EUA for democrático, precisa pedir que se cumpram as leis e os direitos humanos na Venezuela, e tem que pressionar pela libertação dos presos políticos", e disse que o fracasso os tornam "cúmplices" disso.

Após o encontro com Trump, a esposa de López também publicou uma mensagem no Twitter: "Vamos, Venezuela. Sigamos com mais força para conquistar nossa liberdade!", escreveu, citando o tweet do presidente americano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos