Egito nomeia pela 1ª vez uma mulher como governadora de província

Cairo, 16 fev (EFE).- Uma mulher assumiu pela primeira vez nesta quinta-feira o cargo de governadora de uma das 27 províncias do Egito, anunciou o presidente do país, Abdul Fatah al Sisi.

Nadia Ahmed Abdo foi designada governadora de Beheira, no litoral mediterrâneo ao leste de Alexandria, e assumiu o cargo hoje perante Al Sisi. Ela ocupava o posto de vice-governadora desde agosto de 2013, um mês depois do golpe de Estado que derrubou o então presidente, o islamita Mohammed Mursi.

A nova governadora é formada em engenharia química e tem um mestrado em engenharia de saúde, ambos pela Universidade da Alexandria. Conforme o currículo oficial divulgado no site do governo, ela ocupou diversos cargos de responsabilidade em organismos públicos.

Além da nomeação de Nadia, Al Sisi designou outros quatro governadores hoje e também juraram seus cargos os nove ministros nomeados na terça-feira passada no marco de uma reforma parcial de gabinete.

Atualmente, quatro mulheres ocupam cargos ministeriais no Executivo liderado pelo primeiro-ministro, Sherif Ismail, e 90 deputadas fazem parte do Parlamento, que conta com 596 cadeiras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos