Fonte radioativa de baixa periculosidade roubada no México é encontrada

México, 16 fev (EFE).- As autoridades do município mexicano de Celaya, no estado de Guanajuato, encontraram uma fonte radioativa de baixa periculosidade roubada na última segunda-feira, o que deixou seis estados em alerta, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

O objeto foi encontrado graças a uma denúncia feita ao número de emergências que alertou a presença de um "artefato suspeito" no estacionamento de um centro comercial, disse à Agência Efe o diretor da Defesa Civil de Celaya, Octavio Álvarez.

Agentes da polícia e da Defesa Civil foram ao local e isolaram a área para começar o procedimento de identificação, a fim de constatar se era de fato a fonte dada como roubada em uma estrada no estado de Querétaro.

O material "não representava um risco para a população, já que estava em seu recipiente original", indicou Álvarez.

A fonte agora está sob posse da Polícia Municipal e da Secretaria de Energia, até que seja levada à cidade de San Juan del Río (Querétaro) para comprovar ao Ministério Público que já foi localizada.

Com o artefato encontrado, o coordenador nacional de Defesa Civil, Luis Felipe Puente, indicou que o alerta nos estados de Querétaro, Hidalgo, Estado do México, Guanajuato, San Luis Potosí e Michoacán está desativado.

Nos últimos três anos, o México sofreu oito roubos de fontes radioativas.

O caso mais recente aconteceu em agosto do ano passado no noroeste de Sonora, onde uma fonte pertencente ao Conselho de Estradas do governo da região foi roubada de uma caminhonete. O objeto foi recuperado dias mais tarde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos