Otan diz que terá um desafio se aliados não investirem mais como pedem os EUA

Bruxelas, 16 fev (EFE).- O secretário-geral da Otan, o ex-primeiro-ministro da Noruega Jens Stoltenberg, reconheceu nesta quinta-feira que se os aliados europeus e o Canadá não investirem mais em defesa, como foi solicitado pelos Estados Unidos para não moderar seu apoio à aliança militar do Atlântico Norte, a organização terá pela frente um "desafio".

"O que (o secretário de Defesa dos EUA, James) Mattis disse claramente é que os Estados Unidos esperam que a Europa e o Canadá invistam mais em defesa. Se isso não acontecer, então teremos um desafio", disse Stoltenberg em entrevista coletiva ao término de uma reunião de ministros da Defesa da Otan de dois dias.

Mattis indicou no primeiro dia do encontro que se os países-membros da Otan "não querem ver uma moderação do compromisso dos Estados Unidos com esta Aliança, cada uma de suas capitais tem que apoiar a defesa comum".

"A mensagem de Mattis foi firme e justa", especificou Stoltenberg.

O político norueguês enfatizou que Mattis destacou o "forte apoio" dos EUA à segurança europeia e à defesa coletiva, quando lhe perguntaram se o apoio desse país à Aliança já não estava garantido em 100%.

Stoltenberg lembrou que o compromisso com o artigo 5 da Aliança, sobre a defesa lateral coletiva, é "incondicional", pois os países devem apoiar "uns aos outros".

"As garantias dos EUA estão reforçadas não somente por intermédio das palavras, mas também nos fatos", através do envio de mais tropas à Europa, equipes pré-posicionadas, provisões e exercícios.

"Os EUA estão comprometidos com a Aliança e nossa segurança, mas também pelo fato de terem aumentado sua presença na Europa", disse o político norueguês.

Além disso, Stoltenberg detalhou que a distribuição das responsabilidades pedida por Mattis "não se refere apenas aos gastos, mas também à participação em operações".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos