Sobe para 50 o número de mortos em ataque contra templo sufista no Paquistão

Islamabad, 16 fev (EFE).- Pelo menos 50 pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas nesta quinta-feira em um ataque suicida em um templo sufista durante o horário de oração em Sindh, no sul do Paquistão, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

"Cinquenta pessoas morreram, entre elas crianças e mulheres, e mais de 70 ficaram feridas", disse Rasool Bakhsh, chefe da delegacia de polícia da região de Shewan, onde ocorreu o atentado.

O suicida detonou o colete de explosivos que levava junto ao corpo no interior do templo Lal Shahbaz Qalandar, na região de Shewan, indicou o porta-voz policial Zulqar Nain.

O porta-voz afirmou que o recinto estava cheio de gente, já que os sufis realizam cerimônias religiosas às quinta-feiras.

Bakhsh disse à Efe que pelo menos 500 pessoas estavam no local no momento do atentado.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, indicou em comunicado que pediu às instituições estatais que mobilizem seus recursos para ajudar as vítimas da ação.

"Um ataque contra um de nós é um ataque contra todos nós. Os sufis são anteriores ao Paquistão e foram parte importante na luta pela formação do país", acrescentou o líder.

Este é o sexto ataque apenas nesta semana no país, entre eles um suicida em Lahore (leste), que deixou 14 mortos, e uma explosão hoje mesmo no Baluchistão provocou a morte de três militares.

Os sufistas costumam alvo dos talibãs e extremistas no Paquistão, com frequentes ações contra seus templos, entre eles o ataque suicida que deixou 52 mortos e mais de 100 feridos no Baluchistão em novembro do ano passado.

O país experimentou grande diminuição da violência desde o início de uma operação militar nas zonas tribais em 2014, que continua na atualidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos