Trump assina lei que desfaz regulações ao carvão impostas por Obama

Washington, 16 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira uma lei que desfaz regulações à exploração de carvão impostas pelo ex-presidente Barack Obama em seus últimos dias de mandato.

A lei suspende regulações do Departamento do Interior aprovadas em dezembro (último mês da presidência de Obama) que tinham como objetivo proteger rios e aquíferos dos despejos originados em explorações carboníferas.

Rodeado por mineiros com seus trajes de trabalho e legisladores republicanos, Trump disse que a lei "elimina outra horrível regulação que mata empregos e salva milhares de empregos nas minas".

O presidente americano lembrou ainda o grande apoio que teve durante a campanha em áreas dependentes da indústria do carvão como a Virgínia Ocidental.

Trump garantiu aos mineiros que a legislação de Obama era uma ameaça a seus empregos e acrescentou que "há um espírito de otimismo que cresce em todo o país".

Segundo o Serviço de Pesquisa do Congresso, um órgão consultivo não partidário que emite relatórios, a legislação suspensa hoje por Trump teria criado um número similar de empregos aos que teria destruído na indústria do carvão e teria permitido manter trabalhos do mesmo nível de destreza profissional.

Os republicanos estão utilizando uma lei conhecida como Lei de Revisão do Congresso para reverter regulações impostas durante a era Obama, um procedimento pouco habitual e que só requer maioria simples no Legislativo, sob controle republicano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos