Trump promete que responsáveis por vazamentos pagarão "um grande preço"

Washington, 16 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que encontrará os responsáveis por vazar informações do governo americano à imprensa e que essas pessoas "pagarão um grande preço", ao considerar que essas revelações acarretaram a renúncia de Michael Flynn ao cargo de principal assessor de Segurança Nacional.

"Vamos encontrar os responsáveis pelos vazamentos, que vão pagar um grande preço", disse Trump em resposta à pergunta de um jornalista durante uma reunião com integrantes do Congresso na Casa Branca.

Trump citou na quarta-feira os "falsos" veículos de imprensa e os vazamentos "ilegais" como culpados pela renúncia de Flynn, que deixou o posto na segunda-feira passada por ter mentido ao vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e a outros altos cargos do governo sobre seus contatos com a Rússia.

Embora a Casa Branca tenha garantido que o próprio Trump pediu a renúncia de Flynn porque tinha perdido a confiança nele, o líder americano indicou na quarta-feira que a imprensa havia "tratado muito injustamente" o ex-assessor, que disse ser um homem "maravilhoso".

Segundo a imprensa local, Pence não sabia toda a informação sobre os contatos de Flynn com a Rússia até o jornal "The Washington Post" publicar na semana passada um artigo que citava "nove funcionários e ex-funcionarios" americanos.

Esse é apenas um dos muitos detalhes sobre atritos dentro do governo de Trump que apareceram na imprensa americana por conta de vazamentos, o que irritou profundamente o presidente.

"Os vazamentos, e inclusive os vazamentos ilegais de assuntos confidenciais, foram um grande problema em Washington durante muitos anos. O fracassado 'New York Times' (e outros) devem se desculpar. Finalmente estamos prestando atenção nos desgraçados que vazam informação. Vamos caçá-los", afirmou Trump no Twitter.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos