"A falta de diálogo é o cerne da guerra", diz papa Francisco

Roma, 17 fev (EFE).- O papa Francisco dissertou sobre como a falta de diálogo é o germe da violência mundial, no discurso que deu nesta sexta-feira em sua visita à universidade Roma Tre.

"A falta de diálogo é o cerne da guerra", disse perante os estudantes e professores reunidos no amplo pátio de acesso a esta universidade romana.

Francisco respondeu às perguntas feitas por quatro estudantes deste ateneu sobre algumas questões atuais, como violência e imigração.

O papa argentino descreveu uma sociedade onde "os tons são levantados", "onde se grita na rua ou em casa" e existe uma "violência verbal na hora de se expressar".

"E esta violência cresce e se transforma em violência mundial", lamentou Francisco, que reiterou que "estamos em guerra. Esta é uma terceira guerra mundial por partes", exclamou.

"Vemos nos jornais como as pessoas se insultam mutuamente", disse Francisco, que usou como exemplo os debates políticos nas campanhas eleitorais, onde quem está falando não pode nem terminar a frase.

Francisco lamentou que vivemos um momento no qual "nunca a política esteve tão baixa" e que assim "se perde o sentido da construção social, da convivência social, porque a convivência social se constrói com o diálogo".

"O diálogo aproxima. Não só aproxima das pessoas, mas os corações. Dialogando se cria a amizade, a amizade social, e para dialogar é preciso escutar", afirmou.

Francisco disse que é necessário "baixar o tom, falar menos e escutar mais" e que há muitos "remédios contra a violência, mas o primeiro é que antes de discutir é preciso dialogar".

"As guerras não começam fora, começam em nosso coração. Quando não sou capaz de mem abrir aos demais, de respeitar os outros, de falar com o próximo, lá começa a guerra", acrescentou.

Por isso, Francisco propôs a universidade "como o lugar onde se pode dialogar, onde há lugar para todos, para quem pense diferente". EFE

ccg/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos