Deputado curdo da Turquia é detido novamente após 2 dias em liberdade

Ancara, 17 fev (EFE).- A polícia da Turquia voltou a deter nesta sexta-feira o deputado Ferhat Encü, do pró-curdo Partido Democrático dos Povos (HDP, na sigla em turco), dois dias depois que o mesmo foi libertado após permanecer três meses preso sob a acusação de pertencer a um grupo terrorista.

O deputado curdo do HDP, a terceira força parlamentar da Turquia, foi sentenciado à prisão preventiva em 4 de novembro após ser acusado de pertencer a uma organização terrorista armada, em referência à guerrilha do Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK, na sigla em curdo), mas foi colocado em liberdade provisória na última quarta-feira.

A promotoria, que pede 22 anos de prisão para o deputado, recorreu da libertação, por isso Encü foi detido novamente, à espera de que o tribunal revise o pedido de recurso.

Além de Encü, 11 deputados do HDP estão em prisão preventiva por acusações similares, entre eles os dois co-presidentes do partido, Selahattin Demirtas e Figen Yüksekdag.

O HDP denunciou que as contínuas detenções de seus parlamentares, às vezes apenas por algumas horas, prejudicam sua capacidade para fazer campanha sobre o referendo constitucional do dia 16 de abril, que propõe uma mudança no sistema político, de parlamentarismo para presidencialismo.

Para o HDP, que é contrário à reforma, trata-se de uma estratégia do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), que controla o governo, para ganhar o apoio na consulta dos eleitores do ultranacionalista MHP, um ferrenho opositor do partido pró-curdo.

A cúpula do MHP apoia o AKP na reforma, mas grande parte de seus eleitores se opõem a ela.

A promotoria também emitiu hoje uma nova ordem de detenção contra Idris Baluken, deputado do HDP pela cidade de Diyarbakir, que esteve em prisão preventiva entre 4 de novembro e 30 de janeiro, segundo o jornal "Cumhuriyet".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos