Barrow toma posse como presidente da Gâmbia

Nairóbi, 18 fev (EFE).- O presidente da Gâmbia, Adama Barrow, tomou posse de seu cargo em cerimônia que coincidiu com o 52° aniversário da independência do país, iniciando assim uma nova etapa política após ter vencido nas urnas Yahya Jammeh, no poder durante 22 anos.

Em um estádio completamente abarrotado, milhares de pessoas deram as boas-vindas na capital, Banjul, ao novo presidente gambiano em um ambiente festivo, segundo veículos de imprensa locais.

Vários líderes africanos, como o presidente do Senegal, Macky Sall, participaram desta cerimônia que representa o fim da crise política suscitada no país nos últimos meses.

Este ato foi celebrado depois que Barrow tomou posse em 19 de janeiro na embaixada da Gâmbia no Senegal, onde estava refugiado à espera que Jammeh passasse o poder de maneira pacífica.

Dias depois, Barrow formou seu governo com representantes dos oito grupos políticos que integram a coalizão no poder, assim como vários políticos que eram perseguidos pelo ditador Jammeh.

Com a posse oficial de Barrow em solo gambiano, o país africano encerra a crise política suscitada após a recusa de Jammeh, que governou o país durante os últimos 22 anos, a ceder o poder ao presidente eleito nas urnas em 1º de dezembro.

Foi somente em 21 de janeiro quando Jammeh entregou o poder a Barrow após ceder às pressões diplomáticas e à ameaça de intervenção militar de um bloco de países de África Ocidental, e deixou finalmente o país para se exilar na Guiné Equatorial.

Jammeh chegou à presidência após um golpe de Estado que acabou com o regime de Dauda Jawara, que tinha permanecido à frente da Gâmbia desde a independência do Reino Unido em 18 de fevereiro de 1965.

As forças da Comunidade Econômica dos Estados de África Ocidental (Cedeao) seguem desdobradas na Gâmbia para garantir a segurança dos cidadãos e do próprio presidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos