Chefe de segurança de filho de "El Chapo" Guzmán é preso no México

Culiacán (México), 18 fev (EFE).- Forças federais mexicanas prenderam neste sábado Francisco Javier Zazueta Rosales, conhecido como "Pancho Chimal", identificado como chefe de segurança de Ivan Archivaldo Guzmán Salazar, filho do traficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, informou a Procuradoria Geral de Justiça do estado de Sinaloa.

Fontes da instituição afirmaram à Agência Efe que a detenção aconteceu na madrugada de hoje em uma operação das Secretarias da Defesa Nacional e da Marinha, em coordenação com a Procuradoria Geral da República.

Zazueta é conhecido como o chefe do grupo criminoso "Los Chimales" e é considerado um dos responsáveis por uma emboscada contra um comboio militar em 30 de setembro de 2016, que deixou cinco soldados mortos e 11 feridos.

Esta operação se soma às ações policiais e enfrentamentos registrados nos últimos dias em Sinaloa.

No último dia 8 de fevereiro, os filhos de Guzmán afirmaram ter sido feridos quatro dias antes em um ataque ordenado por Dámaso López, um dos principais operadores do Cartel de Sinaloa, em uma aparente luta interna nessa organização criminosa.

Em uma carta enviada a diversos veículos de comunicação, Jesús Alfredo e Ivan Archivaldo Guzmán disseram que durante o ataque estavam acompanhados por Ismael "El Mayo" Zambada, sócio e suposto sucessor de "El Chapo" à frente do cartel depois da extradição deste aos Estados Unidos no último dia 19 de janeiro.

O secretário Da defesa Nacional, Salvador Cienfuegos, disse em 11 de fevereiro que a escalada da violência em Sinaloa se explica por uma disputa interna pelo controle do Cartel de Sinaloa após a extradição de "El Chapo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos