Coalizão internacional destrói centro do EI escondido em hospital de Mossul

Washington, 18 fev (EFE).- A coalizão internacional contra o Estado Islâmico (EI) liderada pelos Estados Unidos destruiu ontem um centro "de comando, controle e propaganda" do grupo jihadista que estava escondido em um hospital do oeste de Mossul (Iraque), informou neste sábado o Pentágono.

O edifício de cinco andares estava situado no complexo médico Jumhuri, segundo detalhou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos com base em comunicado da coalizão.

"Os terroristas continuam ignorando a Lei do Conflito Armado e usam lugares protegidos como hospitais, escolas e mesquitas para se proteger dos ataques aéreos da coalizão", indicou a nota da aliança internacional.

Antes do ataque, a coalizão determinou, por meio de trabalhos de vigilância e inteligência, que o EI não usava o edifício para propósitos médicos e que os civis "já não estavam entrando no local".

A única finalidade do edifício, segundo a coalizão, era servir como centro de comando e controle do EI para supervisionar suas operações no Iraque.

A aliança ressaltou que em seus ataques aéreos respeitam a Lei do Conflito Armado ao "tomar todas as precauções possíveis para reduzir o risco de ferir civis".

Os ministros da Defesa dos países da coalizão internacional contra o EI se reuniram nesta quinta-feira em Bruxelas para tratar como "acelerar" sua luta contra a organização terrorista.

"Não é algo que possamos dar por concluído de forma rápida, mas certamente pretendemos acelerar esta luta", declarou então o novo secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, como representante do país que lidera a coalizão.

As forças iraquianas, com o apoio da coalizão internacional, estão aplainando o terreno para lançar a terceira fase da Batalha contra Mossul, cujo objetivo é recuperar os distritos do oeste da cidade, dividida em duas pelo rio Tigre, que a atravessa do norte ao sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos