Lavrov afirma que tratou com Tillerson possível reunião entre Trump e Putin

Munique (Alemanha), 18 fev (EFE).- O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, reconheceu neste sábado que abordou com seu homólogo americano, Rex Tillerson, a possibilidade de uma reunião entre os presidentes de Estados Unidos e Rússia, Donald Trump e Vladimir Putin.

Lavrov fez estas declarações em uma entrevista coletiva durante a Conferência de Segurança de Munique (MSC), um importante fórum de política externa no qual avaliou seus primeiros encontros de alto nível com o novo governo americano.

O chefe da diplomacia russa indicou que havia tratado com Tillerson em Bonn (oeste da Alemanha), durante a reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 de quinta e sexta-feira, a possibilidade de um encontro de máximo nível, embora de uma maneira muito inicial.

Esta reunião, para sair do papel, deveria estar "muito bem preparada" e só poderá acontecer quando e como ambos presidentes se sintam "confortáveis", comentou o ministro russo.

Além disso, Lavrov indicou que o governo russo espera que todos os postos da Administração americana estejam de novo cobertos para começar a tratar com profundidade os temas "de interesse" para ambas partes.

No comunicado que emitiu sobre a primeira reunião entre Tillerson e Lavrov, o Departamento de Estado dos EUA não fazia menção a este assunto.

Nesta mesma semana, a presidente do Conselho da Federação (câmara alta do parlamento russo), Valentina Matveyenko, declarou que a primeira reunião entre Putin e Trump já está estipulada e os preparativos estão em andamento.

"Há um acordo para a reunião entre nossos presidentes e estão em andamento intensos preparativos para o encontro", garantiu.

Matveyenko falou de uma "agenda positiva" inclinada "para o restabelecimento de relações plenas, tanto políticas como econômicas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos