Pence e Merkel se comprometem a manter estreita relação entre EUA e Alemanha

Munique (Alemanha), 18 fev (EFE).- O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e a chanceler alemã, Angela Merkel, se comprometeram neste sábado a manter a estreita relação entre seus países, no primeiro encontro bilateral de alto nível da política europeia com um alto cargo da nova Administração americana.

A conversa aconteceu no marco da Conferência de Segurança de Munique (MSC), um grande fórum de política externa, e serviu como uma primeira tomada de contato após os atritos surgidos entre ambos os lados do Atlântico por causa da chegada de Donald Trump à Casa Branca.

Após a reunião, o escritório da vice-presidência dos Estados Unidos afirmou em comunicado que ambos interlocutores "reafirmaram a duradoura aliança entre EUA e Alemanha e se comprometeram a manter a estreita cooperação em um amplo leque de desafios globais".

Pence e Merkel abordaram, além disso, o debate sobre a despesa militar no seio da Otan, após a exigência da nova administração de Washington de que seus parceiros na Aliança aumentem o orçamento em defesa.

De acordo com a nota, foi abordada "a necessidade dos aliados da Otan de cumprir com o compromisso de repartir cargas e houve acordo para que a Aliança continue se transformando para fazer frente às ameaças do século XXI".

O vice-presidente e a chanceler também trataram sobre a estratégia para derrotar o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque e Síria, assim como "outras organizações terroristas".

Pence quis "agradecer" a chanceler por sua "liderança" na mediação externa para resolver o conflito da Ucrânia através do formato Normandia, que inclui Paris e Berlim como mediadores entre Kiev e Moscou.

Além disso, o vice-presidente americano reconheceu a contribuição alemã à missão internacional no Afeganistão e ao novo desdobramento da Otan nos países bálticos como dissuasão frente à Rússia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos