Trump diz que é um "fã da Otan", mas muitos países não pagam sua parte

Orlando (EUA), 18 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se declarou neste sábado "um fã da Otan", mas criticou que "muitos países" da aliança não pagam sua parte apesar de serem "muito ricos".

"Sou um fã da Otan, mas muitos dos países da Otan, muitos dos países que protegemos, muitos desses países, são muito ricos e não estão pagando suas contas, nos têm que ajudar", disse Trump em um comício no hangar do aeroporto internacional de Orlando-Melbourne (Flórida).

O presidente americano fez este breve comentário sobre a Otan em discurso que lembrou muito sua campanha eleitoral e no qual defendeu sua gestão no primeiro mês na Casa Branca perante seus correligionários.

As críticas à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) eram uma mensagem habitual em seus comícios de campanha, onde chegou a afirmar que a aliança está "obsoleta".

Com este precedente, seu vice-presidente, Mike Pence, teve que reafirmar neste sábado, horas antes do comício de Trump, na Conferência de Segurança de Munique (Alemanha), que os EUA continuam apoiando a Otan.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos