EI divulga vídeo do autor de atentado em igreja copta do Cairo

Cairo, 19 fev (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) publicou neste domingo um vídeo no qual mostra o autor do atentado perpetrado em 11 de dezembro, no qual morreram 28 pessoas, contra uma igreja copta na capital egípcia.

Divulgado através do aplicativo de mensagem Telegram, e cuja autenticidade não pôde ser verificada, o autor material do atentado no vídeo é chamado de Abu Abdullah Al-Masri, embora o governo tenha identificado ele como Mahmoud Shafiq, de 22 anos, e encorajou os membros do grupo terrorista a "não se render".

"A meus irmãos mujahedins do Sinai, fiquem firmes para que Deus nos faça triunfar. Não estejam tristes porque juro por Deus que vamos libertar o Cairo, e vamos tirar vocês da prisão", afirmou o homem mascarado.

Após o discurso, aparece outro homem mascarado, identificado como Abu Zubair Al-Masri, que ameaça os cristãos.

De acordo com o governo, o suicida foi detido há dois anos na província de Al Fayum por pertencer ao grupo Irmandade Muçulmana, confraria catalogada como grupo terrorista pelas autoridades egípcias, embora foi libertado posteriormente, sem explicações, e outra vez incluído na lista de pessoas procuradas, após uma sentença emitida contra ele.

Além disso, no começo da divulgação, aparecem imagens das manifestações de cristãos coptas, que representam 10% da população egípcia, no qual gritam palavras de ordem como: "o Egito é nosso país até o dia do juízo final".

O atentado foi reivindicado dois dias depois pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), cuja filial egípcia opera principalmente na Península do Sinai (leste).

O atentado foi o mais grave contra a minoria copta -que representa entre 10% e 12% da população do Egito- desde o ataque com carro-bomba que na madrugada de 1º de janeiro de 2011 atingiu a igreja dos Dos Santos, na cidade litorânea de Alexandria, no qual morreram 23 pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos