Milícias xiitas matam 20 jihadistas e avançam ao oeste de Mossul

Mossul (Iraque), 19 fev (EFE).- As milícias xiitas pró-governo Multidão Popular avançaram neste domingo ao oeste de Mossul e mataram 20 jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), após o início da ofensiva sobre a metade ocidental desta cidade iraquiana.

Em comunicado, a Multidão detalhou que também queimou três veículos dos jihadistas, que atacavam os milicianos na área de Al Jabirat, próxima à comarca de Tal Afar, situada cerca de 80 quilômetros ao oeste de Mossul.

Além disso, assegurou que suas forças avançam rumo à região de Tel Kisum, que se encontra entre Tal Afar, uma das localidades estratégicas ainda em poder do EI, e a cidade de Mossul.

Por outro lado, o comandante da polícia federal iraquiana, Raid Shaker Yaudat, disse à Agência Efe que seus homens mataram três franco-atiradores de nacionalidades estrangeiras pertencentes ao EI na entrada sul da metade ocidental de Mossul.

Nessa mesma região, as forças da polícia arrebataram esta manhã quatro localidades do grupo jihadista, enquanto as tropas da Nona Brigada de Blindados do exército iraquiano recuperaram duas localidades no sudoeste e no extremo oeste.

O primeiro-ministro e chefe das forças armadas iraquianas, Haider al Abadi, anunciou hoje o início da terceira fase da batalha de Mossul, cuja metade oriental foi reconquistada no último mês de janeiro.

As agências humanitárias estão preparando ajuda e espaço para receber entre 250.000 e 400.000 civis que calculam que poderiam fugir da cidade em decorrência dos combates.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos